recuperação de dados do Sistema Raid
recuperação de dados
Españolrecuperação de dados do Sistema RaidItalianorecuperação de dados do Sistema RaidPortuguesrecuperação de dados
recuperação de dados
recuperação de dados de Sistemas RAID
HOME
QUEM SOMOS
CONTACTO
Perdeu osDados
do seu
SISTEMA RAID?
Não se preocupe! Podemos ajudá-lo! Somos a empresa
líder em recuperação de dados de Sistemas RAID.
Os seus dados recuperados Urgentemente.
213 580 112  
Lisboa 213 507 060  
Porto 222 061 433  
recuperação de dadosOUTROS RAIDSSISTEMAS RAIDrecuperação de dados de Sistemas RAIDrecuperação de dados de Sistemas RAID
raid 0
raid 1
raid 5
recuperação de dados
recuperação de dados

Sistemas raidRAID 6

Este RAID pode ser considerado como uma ampliação do RAID 5. Também se pode considerar como um caso especial do código Reed – Solomon, um código cíclico binário que não trabalha com bits, mas sim com símbolos fornecidos por grupos de bit. Este código utilizou-se nas sondas espaciais, como a sonda Galileo, lançada em direcção a Júpiter em 1989. Explicar o funcionamento do RAID 6 mediante este código seria muito confuso, assim iremos explicá-lo baseando-nos no RAID5, que já conhecemos.

Igualmente no sistema RAID5 e no RAID 6, divide-se a Paridade e distribui-se ao longo dos discos, mas amplia-se acrescentando outro bloco de paridade por dado, o que permite alcançar dois discos redundantes e recuperar em caso de falha de dois discos.

Na imagem pode-se ver como o RAID 6 distribui a infomração, similar ao RAID 5.

Cada número representa um dado(0,1,...,4,5) e cada letra (A, B, C y D) um dispositivo. P e Q representam os blocos de paridade.

Cada par letra-número (A0, B0,...,C5,D5) representa um bloco de dados. Assim, vemos como o dado 0 se divide em blocos (A0, B0) que vão sendo armazenados ao longo dos dispositivos. Além disso acrescentam-se os blocos de Paridade (P0, Q0) que no caso do dado 0 irão ser armazenados nos dispositivos C e D. Para os seguintes dados, os blocos de Paridade serão distribuidos entre os dispositivos do conjunto, ficando guardado nos dispositivos B e C para o dado (P1, Q1), no A e B para o dado 2 (P2, Q2) e assim consecutivamente.

Não é dificil imaginar que um RAID 6 seja mais eficaz quanto maior seja o número de discos do conjunto. Já se diz que o RAID 6 irá substituir o RAID 5 como sistema mais comum quando a capacidade dos discos aumente para cerca de 2Tb, ainda que, obviamente, sempre haja a opção de utilizar discos mais pequenos.

 

conselhos
Copyright. Todos os direitos reservados por Ondata International, S.L.recolha y entrega gratuita