RAID 3
É um sistema que se utiliza muito pouco na prática. Distribui os dados a nível de Bit em vez de bloco e dedica um disco inteiro à paridade. Neste tipo de sistema qualquer acesso ao disco requer activar todos os discos do conjunto, assim não consegue atender vários pedidos simultâneos.
No gráfico pode-se observar como funciona a distribuição da informação. Cada número representa um dado (0, 1, ...4, 5) e cada letra (A, B, C e D) um dispositivo.
Cada par letra-número (A0, B0, ...B5, C5) representa um byte de dados. Desta forma, vemos como o dado 0 se divide em blocos de bytes (A0, B0, C0) que vão sendo armazenados ao longo dos dispositivos.
Como se pode ver, no último disco, D, não se armazena nenhum byte de dados, mas sim a informação de Paridade, por isso se diz que os sistemas RAID 3 dispõe de um disco de Paridade dedicado.
Enquanto se lê os dados desde o RAID, um pedido, por exemplo, do dado 0 que está formado pelos bytes A0, B0 e C0 requer que os três discos de dados procurem o começo (A0) e devolvam o seu conteúdo. Um pedido simultâneo de qualquer outro dado deve esperar que termine o anterior.